domingo, 26 de julho de 2009

O QUE A VIDA NOS ENSINA

O QUE A VIDA NOS ENSINA
Marcial Salaverry

A vida nos ensina diariamente muitas coisas, e depende de nós, aproveitar essas aulas, e se as aproveitamos ou não, é questão de discernimento próprio. Apenas temos que saber enxergar o que muitas vezes nos baila diante dos olhos.

Recebi uma mensagem de Gorki, dizendo: "A sabedoria da vida é sempre mais profunda e ampla do que a sabedoria dos homens." Sábias palavras...

Se soubermos aproveitar e interpretar as lições que a vida nos oferece, se soubermos que fontes de conhecimento buscar, se tivermos a capacidade de saber separar o joio do trigo, conseguiremos formar um cabedal de conhecimentos que nenhuma escola, nenhuma faculdade é capaz de nos transmitir.

À medida que vamos vivendo, sempre iremos nos defrontando com situações que vão exigir soluções, e muitas decisões teremos que tomar, e se as tomarmos de maneira errada, poderemos sofrer consequencias altamente danosas. E haja ponderação.

Com isso, de aproveitar as lições que a vida nos oferece, não estou dizendo que devemos fugir dos bancos escolares e ir para debaixo de uma árvore meditar, desprezando os conhecimentos que nos são transmitidos nas escolas, eis que temos de aprender com os professores o que eles tem para nos ensinar. Temos que aprender com os mais experientes, para captar o que eles tem para nos passar. Temos, enfim, que buscar conhecimentos nas fontes que tivermos à mão, para podermos, aí sim, usar nosso tirocínio, fazer a média, e ver bem que caminho seguir.

Devemos sempre aproveitar a experiência daqueles que já passaram pela vida.

Por menos que seja, sempre alguém tem algo para nos transmitir, e esse algo não pode, e não deve ser desprezado. Sempre devemos estar com os sentidos em alerta, pois durante toda a nossa vida, estaremos aprendendo alguma coisa. Nunca nos poderemos julgar auto suficientes, e que nada mais precisamos aprender, pois conhecemos tudo. Pensar dessa maneira, é mostrar que nada sabemos, e precisamos aprender o que é humildade.

Devemos sim, analisar, principalmente se for um erro grosseiro, pois ao vermos o que outros fizeram de errado, claro é que devemos evitar esse caminho, e assim, saber aprender com as virtudes e com os erros alheios.

As virtudes, os bons ensinamentos, saber aproveitá-los, saber adequá-los às nossas necessidades.

Quanto aos erros, sempre será muito bom saber observar erros alheios, justamente para jamais os cometermos...

Enfim, Gorki sabia o que dizia. A sabedoria da vida, está em saber aproveitar a sabedoria dos homens. Não devemos seguir cegamente os ensinamentos que recebemos, já que, sendo transmitidos por pessoas, será algo passível de erros. Devemos, isto sim, aproveitar os ensinamentos recebidos em benefício de nossa vida. Eis aí o verdadeiro conceito de sabedoria, na minha opinião. Se está certo, ou não, depende do julgamento pessoal de cada um, o aproveitamento ou não do que foi dito.

Claro que isto se aplica também ao que escrevo, que certamente não são verdades absolutas, e nem poderiam sê-lo, pois também posso cometer erros, sendo humano, e sujeito à falibilidade inerente ao ser humano. Por conseguinte, pesem na balança, e vejam o que pode ser aproveitado. Com o que não estiverem de acordo, discordem. O que lhes puder ser útil, aproveitem. Mas, queiram-me bem, que não custa nada. E se custar, podem pagar, que poderá valer a pena (pelo menos para mim..).

Aproveitando conhecimentos adquiridos, cheguei à conclusão de que com bom humor, alegria de espírito e muita positividade, é mais gostoso viver, e espero que todos aproveitem essa lição, e, assim, tenhamos todos UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
Preserve os direitos autorais