sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A DIFERENÇA ENTRE SER IDOSO OU SER VELHO

A DIFERENÇA ENTRE SER IDOSO OU SER VELHO
Marcial Salaverry

Sempre que se fala algo a respeito do assunto velhice ou idosidade, é preciso entender a diferença entre esses "títulos", sabendo que o importante é ser maduro o suficiente para aceitar a idade física sem, contudo, permitir que a idade física interfira com a idade espiritual, e assim conseguindo sempre se manter em “alfa”.

Inicialmente deve-se perguntar se estamos idosos, ou se nos sentimos velhos.

Essa dúvida pode parecer estranha, mas temos que entender e aceitar que não mais temos a agilidade da juventude, mas emocionalmente sabemos nos sentir jovens o suficiente para viver com sabedoria, aproveitando a experiencia que a vivencia nos trouxe, transplantando-a para o lado prático da vida, mantendo a mente e a alma jovens, sabendo cuidar do corpo que já não é o mesmo, pois para ele o tempo é inexorável.

Emocionalmente podemos ser jovens, e se fisicamente correspondemos à idade que nosso RG indica, temos exatamente que agora ter a sabedoria de aceitar mais as coisas, não somente em nós, mas tambem aceitar nos outros.

Este talvez seja o mais exato caminho, ou seja, aceitar nossas grandezas e também nossa pequenez, e assim, se não formos cada vez melhores, pelo menos poderemos ser mais sábios.

Claro que o ideal seria aliar à experiencia vivida, a pele da juventude, o brilho nos cabelos da juventude. Enfim, manter o frescor da juventude, sempre acompanhado de tudo o que aprendemos até hoje.

Podemos lembrar de um tempo quando sobre estes temas nem se falava! Quando éramos jovens, só havia quase três idades e isso era fato indiscutível: as crianças, os adultos, os velhos! ... E aos velhos duas opções, serem avós ou asilos!

Sem duvida, seria excelente se fosse possível, a magia de voltar a ostentar o físico dos 20, mantendo a experiência dos 60... Seríamos algo de muito especial. Mas é esse o tributo que a vida nos cobra. Dá-nos a experiência, mas nos cobra no físico. Já imaginou quanta besteira que fizemos deixaríamos de fazer? Mas também precisamos considerar que se temos essa experiência de hoje, ela foi embasada nos erros cometidos. Vai daí que, cada época é sua época, e devemos viver adequadamente cada uma delas, sabendo tirar proveito da passagem do tempo, para sedimentar cada vez mais nossa experiência.

Sábios somos todos aqueles que soubemos chegar a essa conclusão, e pelo amor que temos à vida, tendo ainda disposição para praticar algum esporte, ou então atividades que nos mantenham vivos e ativos. Físicas ou intelectuais. Conseguindo juntar ambas, melhor ainda, pois um bom condicionamento físico sempre favorecerá atividades intelectuais, dando-nos melhores condições de vida. Quanto ao aspecto físico, precisamos apenas responder a uma pergunta, qual seja:

VOCÊ GOSTA DO QUE VÊ AO ESPELHO?

Se gostar, então chega, pois não precisa melhorar nada, já que a primeira pessoa a quem precisamos agradar é quem está nos olhando pelo espelho...

Claro que temos de saber conhecer nossos limites, saber até onde podemos chegar, e até lá ir, e mais ainda, saber onde parar, sendo esse o grande segredo...

Temos que ter o conhecimento do nosso organismo, para ter consciência plena de nossos limites. E não tentar ultrapassa-los, pois os resultados poderão ser péssimos. É evidente que o ponto fundamental é tomar os devidos cuidados com a saúde. Quem não souber disso, é bom ir correndo aprender, e isso, se conseguir correr ainda...

E saber que não podemos permitir que a alma acompanhe o envelhecimento do corpo, pois isso representará o envilecimento de nosso espírito, de nossa gana de viver, que é o que vai nos manter vivos, até chegar a data do encontro com o Destino. Até lá, vamos viver intensamente, desfrutando a vida como ela merece e deve ser vivida.

E para começar bem tudo isso, tenhamos UM LINDO DIA.


Marcial Salaverry
Respeite os direitos autorais