quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O IMPORTANTE É SABER SER FELIZ

O IMPORTANTE É SABER SER FELIZ
Marcial Salaverry

Uma verdade indesmentível, é a eterna busca da felicidade, mas parece ser muito difícil encontrá-la. Na realidade, não o é. Basta que se saiba observar certas pequenas coisas, para perceber que para encontrar a felicidade basta simplesmente "sentir-se feliz". E como é possível, "sentir-se feliz?". Bem, sendo feliz, claro, pois fica realmente mais fácil nos sentirmos felizes, se realmente o estivermos, mas também poderemos fazer nossa parte para o sermos. A grande verdade é que a felicidade está dentro de nós, mas para muitos, é dificil saber "puxá-la" para fora.

Para isso, existem pequenas coisas a serem observadas. Sabendo-se chegar às conclusões certas, como diria L’Inconnu, "voilá... c’est le bonheur..."

Bem, podemos começar pelo princípio da coisa. Atualmente existe uma disputa ferrenha para saber quem é o melhor isto, ou quem é o melhor aquilo, e isto sempre atrapalha o bem viver, já que existe essa ânsia de vencer alguém. Mas, quando as pessoas compreenderem que o mundo não é para ser disputado palmo a palmo, mas sim compartilhado, quando deixarem de lado o desejo de ser "o centro das atenções", talvez entendam que a humildade é privilégio dos grandes, e apenas os medíocres não sabem disso.

Para que essa necessidade de se provar que é melhor do que os outros? Deixe que os outros julguem se realmente somos bons naquilo que fazemos. Façamos nossa parte bem feita, sem a preocupação de aparecer como o melhor, evitando pisar nos outros que talvez possam atrapalhar nossa marcha, para que nosso mérito possa ser reconhecido por realmente existir.

Devemos nos aperfeiçoar naquilo que fazemos, estudando, procurando sempre melhorar. Fazendo bem feito, não precisaremos diminuir a capacidade alheia para provar nossa superioridade, ou melhor, nossa qualidade.

Aprendendo a respeitar as pessoas, as plantas e os bichos como obras da mesma natureza que o fez, o indivíduo cresce espiritualmente e melhora tanto como pessoa, que não lhe sobra tempo para criticar outras pessoas. Para mostrar que é bom, não precisa tentar provar que outros são inferiores. Basta fazer sua parte bem feita. Faça seu sucesso às custas de sua capacidade, e não graças à incapacidade dos outros. Não existe muito mérito se obtivermos sucesso graças à ineficiência alheia., ou mais ainda, se precisarmos prejudicar alguém para conseguir êxito.

Nunca devemos negar nossos conhecimentos a quem nos procurar. A soberba faz mal para o próprio indivíduo, pois acaba afastando amizades, e pior, provocando inimizades.

Caminhar ao lado de um amigo, sorrir inúmeras vezes por dia, falar sempre de coisas boas, procurar conhecer o lado bom das pessoas, esquecer os erros do passado, cair (mas levantar sempre), sorrir (mesmo diante de uma negativa), irritar-se em certas horas, mas procurar reverter isso imediatamente, repudiar a inveja e a ingratidão são atitudes que tornam nossa vida melhor, porém são extremamente difíceis de seguir. O ser humano sempre pensa na revanche, na vingança, na represália, ao invés do perdão.

É uma questão de aprendizado, não acontece de forma repentina. Mas, vale a pena tentar. A vida nos correrá bem melhor. Criaremos uma aura positiva à nossa volta. É muito melhor cultivar amizades, do que criar inimizades. Obter êxito por méritos próprios, atrai admiração. Mas conseguir sucesso derrubando oponentes, sempre criará uma idéia de represália à nossa volta, e não podemos nos esquecer disso. A vida é um espelho, e nos devolve aquilo que fazemos.

O indivíduo que consegue inserir em sua vida a prática cotidiana de atitudes positivas, torna-se o melhor amigo, o melhor pai, o melhor chefe e a melhor companhia. Não faz apenas a felicidade dos outros, mas torna-se verdadeiramente feliz. Sua vida não se transforma num fardo a carregar, cada vez mais pesado, sempre acrescido das desgraças vividas. Ela se torna uma caminhada tranquila, inesquecível, gratificante e feliz.

A maioria das pessoas procura a felicidade como um fim, não como um caminho.

Talvez por isso ela se torne tão inacessível e tão rara.

Pensando nisso, preparemo-nos para ter UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
Respeite os direitos autorais