terça-feira, 1 de setembro de 2009

ALGO SOBRE PESSIMISMO E OTIMISMO

ALGO SOBRE PESSIMISMO E OTIMISMO
Marcial Salaverry

Para falar em pessimismo e otimismo, temos que entender que, se existem pessoas otimistas, que sempre tem algo de positivo para falar, e sempre procuram ver o lado bom de tudo, temos tambem seu oposto, ou seja os pessimistas, que sempre acham que nada dará certo. É um tema interessante e complexo, pois envolve a personalidade humana, sempre complexa e cheia de diferenças. O certo mesmo é o meio termo, ou seja, o otimismo, com ponderação. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, considerando que tudo vai depender de nossa capacidade e de nosso empenho para mudar as coisas que precisem ser mudadas.

A esse respeito, li um pensamento muito interessante, de autoria de Albert Flanders. Ei-lo:

O pessimista vê a dificuldade em cada oportunidade; o otimista, a oportunidade em cada dificuldade.

Uma análise bem definitiva, pois realmente existem pessoas que não tem coragem de tomar certas atitudes, principalmente se isso for provocar alguma mudança em sua vida. Vacilam, achando que não vai dar certo, e enquanto hesitam, o mundo segue sua inexorável marcha.

Na verdade, o que eles tem, é medo de enfrentar a vida. Submetem-se a situações, por vezes vexatórias, por lhes faltar coragem para uma atitude mais radical, para mudar alguma coisa, seja lá o que for. Mas "que não vai dar certo"...

Como exemplo muito claro de pessoas assim, podemos colocar certas mulheres que sofrem maus tratos nas mãos de seus companheiros, sem ter coragem de denunciá-los, sob o famoso argumento: "ruim com ele, pior sem ele". Não posso concordar com isso, pois se é ruim com ele, sempre será melhor sem ele. Ora, se esse companheiro a agride, a maltrata, como suportar tal situação? Fica difícil de entender como ainda existem pessoas que pensam assim, e em nome da chamada “preservação do lar”, passam a vida sofrendo. Não deixa de ser um caso típico de pessimismo, pois sofrem sem coragem de mudar as coisas, por medo de não conseguir manter-se depois.

Por outro lado, os otimistas encaram as dificuldades que surgem em seu caminho, como verdadeiros testes para apurar suas qualidades. Não fogem dos problemas, principalmente se estão procurando seus ideais. São pessoas assim que modificam o mundo. Toda essa evolução da ciência e da tecnologia se deve a quem não fugiu dos desafios.

Se surgem oportunidades para mudanças, encaram os desafios e, num caso como o citado acima, são mulheres que vão à luta, denunciam os maus tratos e com a continuidade da situação, preferem a separação do que aguentar situações perigosas. Mostram coragem e determinação, sem medo de enfrentar a vida, em benefício da própria vida.

Enfim, crianças, não se esqueçam de que é melhor arrepender-se por haver tentado algo, do que arrepender-se por nunca ter tentado.

Se a coisa não deu certo, pelo menos a mudança foi tentada. Não ficou passivamente esperando a vida passar.

Aceitem um desafio: TENHAM UM LINDO DIA.


Marcial Salaverry
Respeite os direitos autorais