sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PARA ENTENDER A AMIZADE VIRTUAL

PARA ENTENDER A AMIZADE VIRTUAL
Marcial Salaverry

Amizade Virtual, está mais próxima do real, do que muita amizade real. Como explicar? Para que se possa falar em amizade, há que se tentar defini-la, pois na realidade é um sentir tão inexplicável, que não podemos nos ater à fria definição dos dicionários. Para que ela surja entre duas ou mais pessoas, é preciso que exista uma série de fatores “afínicos”, funcionando como que um liame interligando os sentimentos. É preciso que haja pelo menos uma união de idéias, de pensamentos, sem a qual não poderá existir esse vínculo chamado amizade. É preciso, principalmente, que as pessoas se sintam bem estando juntas, para que o diálogo possa fluir.

Portanto, há que se entender que uma convivência sempre será necessária para que tal vínculo possa se desenvolver.

Assim, pode ser dificil explicar essa ligação feita através de uma telinha de computador, que se convencionou chamar de amizade virtual, mas chega a uma realidade mais real do que muita amizade fisicamente real.

Esta amizade “computadorial” muitas vezes chega a ser responsável por encontros altamente gratificantes, pois ela desconhece diferenças sociais e até mesmo culturais. Parece que o fato de não termos o interlocutor diante de nós, possibilita uma sinceridade maior ainda, e fica-se à vontade para certos desabafos.

A Amizade Virtual é um sentimento inexplicavelmente sensível, envolvido por uma forte sensação de carinho, apesar de não haver o indispensável "olho no olho", de quando estamos conversando com alguem. Assim, o sentimento acaba se apoiando um pouco na imaginação, e pela maneira de escrever, tentamos entender a alma de quem está do outro lado, e esse imaginar acaba por fecundar este sentimento tão bonito e sem cobranças, que é uma amizade sincera.

Assim, neste mundo virtual aprendemos a buscar a verdade em cada palavra que nos chega, e a aproximação é tão grande quando encontramos um amigo, que de repente nos tornamos confidentes e a espera de suas letras nos torna viciados em carinhos e na procura da presença on-line deste amigo.

Mesmo não tendo o ombro físico para chorar e nem tampouco a mão para segurar, temos as palavras revestidas de carinho e muitas vezes trazendo alguma orientação, e por vezes até mesmo uma bronquinha no intuito de direcionar nossas reflexões de momentos que estamos a viver, e chega-se a vivenciar uma sensação bem agradável saber que temos alguem que se interessa por nosso bem estar, mesmo sem nenhum interesse direto, fazendo acreditar que existe uma sinceridade bem real, e assim, cultivar este sentimento, é algo tão gostoso que a idéia de perdê-lo, chega a causar dor.

Isso, quando é uma amizade sincera, surgida da afinidade, da sintonia e do carinho. São presenças virtuais tão marcantes, que acreditamos terem sido trazidas por Mãos Divinas e são colocadas em nosso caminho, chegando para somar e ficar. Contudo, não são todos que sabem dar o devido valor a uma amizade virtual, chegando mesmo a menosprezar o verdadeiro valor dessas amizades que nos são trazidas pela telinha do computador, dizendo que existe muita maldade e que muita gente se esconde no anonimato que a Internet propicia para armar algumas armadilhas contra pessoas incautas.

Evidentemente, há que se concordar com essa idéia, mas é preciso lembrar que nos relacionamentos reais, igualmente existe esse mesmo perigo, pois a maldade existe tambem no mundo real. Quantas vezes caímos em armadilhas que são tramadas por pessoas com as quais convivemos durante muitos anos. É muito complexa a natureza humana, e sempre é difícil descobrir quem poderá ter intenções malévolas a nosso respeito.

Sempre será preciso tomar certos cuidados antes de se entregar a alguma amizade, seja ela virtual ou real.

Acontece que a chamada amizade virtual pode exercer grande influencia em nossa vida, sendo muitas vezes responsável por incríveis mudanças que jamais ocorreriam em condições normais.

Sempre será necessário um certo cuidado, para não se entregar cegamente a uma primeira impressão, mas esse cuidado deverá ser tomado seja virtual, seja fisicamente. Sempre é preciso aquilatar devidamente a quem estendemos nossa mão, seja num aperto real, seja num papo “internético”.

Estreitando nossos laços de uma já sólida amizade virtual, (já física em alguns casos), resta-me desejar a todos, UM LINDO DIA.