sexta-feira, 17 de julho de 2009

O QUE DIFERENCIA A PROSA DA POESIA

O QUE DIFERENCIA A PROSA DA POESIA
Marcial Salaverry

Com toda a certeza, um tema interessante e uma dúvida pertinente, tentar definir se existe alguma diferença entre prosa e poesia.

O que na realidade de pode afirmar, é que todo prosador é um poeta em potencial e vice-versa.

O fundamental é que se tenha alma de escritor, e o saber buscar no âmago da alma, aquilo que quer exteriorizar.

Outrora essa diferença era bem acentuada, pois a prosa sempre teve um estilo livre para ser escrita, ao passo que, para escrever-se uma poesia, era necessária a observância de certas regras de rima e métrica, que a tornavam quase que um exercício de matemática. Basta que se considere a quantidade de prosadores e de poetas de antigamente (d’antanho fica mais adequado...).

Por essa razão, os poetas eram exclusivamente poetas, e os prosadores mais ainda, dedicavam-se à liberdade de linguagem da prosa, fugindo dos grilhões das rigorosas regras da métrica poética..

Os grandes autores do passado, sempre seguiram seus estilos. Por vezes fizeram algumas incursões em seara alheia, mas não conseguiram desenvolver-se fora de sua especialidade.

As poesias sempre foram consideradas leitura de elite. O vocabulário dos poetas sempre foi considerado pernóstico pelos leitores não iniciados. As regras poéticas sempre exigiram o uso de palavras consideradas “difíceis”. Para ler-se uma poesia, por vezes exigia-se um dicionário ao lado. Por essa razão, apenas uma minoria mais intelectualizada apreciava o gênero poético. Muitas vezes, sem entender o que o poeta quisera dizer.

Com o correr do tempo, alguns autores começaram a popularizar mais a poesia, trazendo-a ao alcance do público em geral. E assim, as antigas regras poéticas foram completamente desprezadas, chegando-se à rima livre. Atualmente, para escrever-se uma poesia, há que se ter sentimento. Sequer a famosa rima é exigível. Métrica, então, nem pensar.

Fica bem melhor assim, os poetas procuram em seu interior os temas a serem desenvolvidos. E graças a esa liberdade poetal, tem surgido muitos poetas novos, brindando-nos com lindas poesias.

Atualmente, pode-se considerar uma poesia como uma mini prosa. Assim sendo, pode-se mesmo dizer que para um prosador escrever uma poesia, basta saber sintetizar sua prosa, e dar-lhe um certo ritmo poético. E, para um poeta escrever uma prosa, basta “inchar” sua poesia, desenvolvendo um pouco mais o tema.

Portanto, prosa e poesia podem perfeitamente ser escritas por um só autor, desde que tenha a sensibilidade necessária para saber “sentir” as pequenas diferenças existentes entre ambos os estilos.

Poesias sempre dão um enlevo maior. Puxam mais para o romantismo. São de leitura mais leve. Falam de amores, de desejos. Também contam histórias breves, com um certo ritmo. São mini prosas.

Prosas são crônicas. São histórias. São estórias. São temas mais desenvolvidos. Falam de amores, de desejos. São maxi poesias.

Hoje praticamente pode-se dizer que não há diferença nenhuma entre escrever-se uma prosa e uma poesia. Basta que se tenha a alma de escritor, acima citada.

O que se pode apontar como diferença, é apenas uma certa preguiça poetal. Nem sempre um poeta se dispõe a desenvolver seu tema e escrever uma prosa. Nem sempre um prosador se dispõe a procurar sentir em seu espírito a poesia que está dentro dele.

Um convite aos amigos escritores. Aos poetas, que experimentem descobrir seu lado prosador, e aos prosadores que descubram seu lado poético.

O importante é saber explorar o talento de escritor que existe dentro da alma, soltando todo o talento que ela abriga.

O importante é soltar a alma para o mundo, tendo, desejando, sempre UM LINDO DIA, seja com uma mensagem de otimismo, seja com uma doce poesia.


Marcial Salaverry
Preserve os direitos autorais