segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PAZ É NOSSO ETERNO SONHO

PAZ É NOSSO ETERNO SONHO
Marcial Salaverry

Paz é o eterno sonho de quase todos os seres viventes, desde que o mundo é mundo, mas é muito estranha essa concepção de paz que é feita pelos homens, que sempre promoveram cruentas guerras, com o objetivo de se conseguir a paz...

Ora, se o objetivo é paz, por que então começar uma guerra? Basta fazer valer o desejo de paz.

Recebi uma maravilhosa mensagem passada por uma das pessoas que mais pregou a paz em nosso mundo. Falo do Mestre Chico Xavier.

"Deus determinou seja o céu decorado de azul aos nossos olhos para que tranquilidade nos abençoe. Guarda-te em paz. Deus está contigo.

Francisco Cândido Xavier - Livro Antologia da Criança"

Realmente, quando estamos com a alma atormentada por dúvidas, incertezas, ou mesmo por desejos de revide a algo que sofremos, não existe nada melhor do que uma boa meditação, e se possível, fazê-la ao ar livre, mirando o azul do céu. Se estiver chovendo, podemos imaginar que atrás da tormenta, o céu estará mais azul do que nunca, e que depois da tormenta que porventura estivermos enfrentando, um céu azul, rutilante, estará nos aguardando para iluminar novamente nossa vida. Para isso existe o poder do pensamento.

A vida sempre estará cheia de contratempos, de problemas. Nosso valor consiste em saber superá-los. Muitas vezes somos vítimas de outras pessoas que deliberadamente ou não, querem nos prejudicar. Devemos saber defender-nos, contra-atacando se a situação o exigir, para nossa sobrevivência física ou moral, e sempre em defesa de nossa integridade. Não existe necessidade de um ataque com desejo de revide, pois assim a situação prolongar-se-á indefinidamente, já que para ações violentas sempre existirão reações de igual ou maior violência.

E a melhor maneira de se acabar, é interromper o ciclo. Uma vez a situação aclarada, nada melhor do uma esfriada de ânimos.

Deixemos o espírito de vingança para quem não tem bons sentimentos. Uma coisa é a defesa de um ataque, outra coisa é um revide com outro ataque.

Quantas vezes assistimos a discussões infindáveis, apenas porque ambos os lados não querem dar o braço a torcer. Ambos estão certos, e não admitem duvidas. Ora, geralmente apenas um está certo, ou ambos estão errados. Estivessem ambos certos, nada estaria sendo discutido. Nesse caso, que cada qual siga sua diretriz de vida. Não é válido julgar que todos devem seguir uma mesma linha de conduta, só porque achamos ser a melhor maneira de se viver. Devemos respeitar o livre arbítrio dos demais, para que o nosso também o seja.

Vamos então olhar para cima, e observar a enorme extensão deste céu azul, sabendo que o simples fato de o olhar, já começa a nos acalmar, desde que assim o queiramos. Facilmente chegaremos à conclusão, de que com esse tamanho todo, o céu nasceu para todos. Todos tem os mesmos direitos a seu espaço sob sua benfazeja proteção. Todos tem os mesmos deveres, também, de zelar por esse espaço. Se todos nós nos conscientizarmos disso, e cada qual fizer sua parte nesse sentido, teremos a tão sonhada paz. Fácil, não?

Seria realmente fácil se o ser humano usasse amor ao invés de ódio, tolerância ao invés de revanchismo, respeito, ao invés de intolerância, carinho, ao invés de pancada, solidariedade, ao invés de egoísmo, e, principalmente, soubesse reconhecer que todos tem direito à vida, à propriedade, ao bem estar espiritual. E que cada qual faça sua parte nesse sentido. E se alguns tiverem mais competência e conseguirem mais e melhores coisas, devemos respeita-los por isso, aplaudindo seu sucesso.

E, se foi conseguido por meios legais, devemos procurar seguir seu exemplo. Se contudo, sua posição foi conseguida através de manobras ilícitas, repudiar tal maneira de conseguir sucesso, e esperar que seja punido por quem de direito.

E a melhor maneira de viver em PAZ, é ter UM LINDO DIA.