segunda-feira, 10 de agosto de 2009

COISAS ESTRANHAS DO SER HUMANO

COISAS ESTRANHAS DO SER HUMANO
Marcial Salaverry

O chamado Ser Humano, (que aliás, não consegue ser humano), sempre nos faz pensar em como é interessante a natureza humana, ela é cheia de caprichos e escolha de caminhos que normalmente contrariam frontalmente todas as chamadas regras de bem viver. Mesmo sabendo que certas atitudes lhe serão prejudiciais, não hesitam em seguir caminhos errados.

Meu amigo L’Inconnu brindou-me com outra de suas pérolas, que é um pensamento da filosofia chinesa.

"Um organismo mal tratado, normalmente revida, trazendo muito sofrimento e dor para o responsável por esse descaso."

Os chineses, de modo geral, cuidam bem de seu organismo, através de uma alimentação sadia, evitando comidas gordurosas, e fazendo da prática de exercícios um saudável hábito, sempre mantém o organismo em atividade.

Apesar da ampla divulgação que se dá aos cuidados necessários que devemos tomar para que nosso corpo tenha uma vida sadia e normal, o ser humano adora desafios, adora conferir o alcance do que se diz, adora viver perigosamente, e, principalmente adora conhecer os limites, e então sempre vemos pessoas que fazem estranhas escolhas, perfeitamente conscientes do mal que estão fazendo para o próprio organismo.

Vamos falar de algumas dessas escolhas. Por exemplo, o fumo.

Existe ampla divulgação sobre os malefícios que o uso do cigarro traz, não há quem os desconheça, no entanto, por uma dessas estranhas escolhas, cada vez tem mais gente fumando. Além de saber que futuramente esse vício poderá trazer danos irrecuperáveis para sua saúde, há que se salientar que o início da “carreira” de fumante é bem desagradável, pois o gosto amargo do cigarro provoca uma enorme situação de mal estar em todo aquele que vai se iniciar. Mas... prosseguem. Fazer o que... é o chamado livre arbítrio, que o leva a isso.

Convenhamos que é duro de entender. A coisa é ruim em seu início. Será desagradável a vida toda, além de provocar sempre uma situação de mal estar quando estiver entre pessoas de bom senso, que não fumam. Gostaria de saber o por que de começar a fumar... Apenas uma das “estranhas escolhas do ser humano”...

Ao falarmos no fumo, podemos enfeixar todos os vícios que assolam a humanidade, tais como bebidas, drogas, etc... Todo aquele que se inicia, o faz conhecendo de antemão tudo o que vai passar no futuro, e mesmo assim entra de cabeça. Haja vontade de se estragar.

Até um passado mais ou menos recente, muita gente enveredava pelo vício, desconhecendo seus efeitos nefastos. Pouco se falava nisso, e os meios de divulgação não estavam adiantados como agora. Mas atualmente, é inconcebível que alguém alegue ter adquirido o vício inconscientemente.

Com toda a divulgação que se dá, qualquer criança já nasce sabendo dessas coisas e, muitas vezes, sentindo seus efeitos, porque sua mãe não teve consciência e continuou entregue a seu vício, prejudicando a saúde do filho. É triste isso.

Outra escolha trágica que muita gente faz, é deixar-se dominar pelo vício do jogo, que muitas vezes, para não dizer quase sempre, arruina a vida de muitas famílias. Esse vício, mexe diretamente com a ambição do ser humano, de conseguir as coisas facilmente. Mas, geralmente o que ocorre é a ruína completa de muitos lares.

Enfim, poderíamos gastar laudas falando sobre as estranhas escolhas do ser humano, como por exemplo sua estranhíssima compulsão para a destruição, e claro, para a auto destruição.

Desde que o mundo é mundo, sempre essa tendência para destruir algo ou alguém prevaleceu.

A História nos mostra guerras sangrentas, genocídios e, com menor grau de destruição, mas igualmente nefastos, sequestros, crimes bárbaros (ou nem tanto). Sempre mostrando o lado mais feio do ser humano, que é a ambição desmedida, o espírito de destruição.

Enfim, resta a pergunta: o que será que move o ser humano para essas escolhas tão estranhas? O que será que leva pessoas a se auto destruírem conscientemente? Por que será que pessoas se entregam a vícios nocivos, como fumo, drogas ou bebidas? O que será que pode conduzir as pessoas para a senda do crime, da destruição? O que será que essas pessoas que estão sempre procurando motivos para guerrear tem na cabeça? (Deve ser isso mesmo que estamos pensando...)

Algumas respostas poderão se encaixar na ambição desmedida do ser humano, mas as perguntas referentes aos vícios pessoais, são de resposta bem mais complexa.

Enfim, quem está, se quiser pode sair... basta que tenha boa vontade, e que tenha algum espírito de sobrevivência, e pode começar, tendo UM LINDO DIA.


Marcial Salaverry
Preserve os direitos autorais